domingo, 29 de agosto de 2010

A vida a partir de princípios.....

Como já disse em algum post passado, decidi realizar a maior obra da minha vida em relação a meu modo de ver o mundo. A minha vontade de mudar o meu modo de agir surgiu com o meu nascimento e a constatação de minhas imperfeições éticas. Com efeito, desde o nascimento o ser humano se julga livre para agir como bem entender, mas a verdade é que ele não se auto-controla. Nesse sentido, estou firmemente empenhado em adotar uma vida livre, vivida a partir de princípios que eu escolhi para mim como corretos.
Entendo que o ser humano possui uma natureza quadridimensional:

  1. corpo
  2. mente
  3. coração
  4. espírito
Essa natureza humana é o que eu vou tentar mudar em mim para aprimorá-las a partir dos princípios que eu eleger como válidos para cada uma delas. Ou seja, vou me definir e viver a partir de princípios eleitos para cada um dos quatro ramos acima elencados e sempre partindo da premissa maior (PRINCÍPIO PRIMORDIAL) que:
  1.  TUDO NA MINHA VIDA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE MIM, SE ALGO DEU ERRADO, SE EU NÃO ME SINTO FELIZ, COMPLETO OU QUALQUER OUTRA COISA A CULPA SEMPRE SEMPRE SEMPRE É MINHA E EU SOU A ÚNICA PESSOA QUE PODE MUDAR TAL SITUAÇÃO.
Vê-se assim que não mais viverei de acordo com opiniões, regras e normas alheias à minha pessoa, independente de sua origem (social, legal, religiosa, e etc.).
  1. ÉTICA DO CARÁTER:  acredito que a base do sucesso de uma pessoa (vida proveitosa) está intimamente ligado ao seu caráter e as características que ele inconsciente ou conscientemente interioriza em seu ser. A grosso modo, buscarei fincar no âmago do meu ser as noções de integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia, aceitação, regra de ouro budista (amar todos os seres vivos da mesma forma).
Sempre que eu agir EU DEVO:
  1. FOCAR MINHA ATENÇÃO NA AÇÃO. VER, ENTENDER E PENSAR SOBRE A CONDUTA
  2. ESCOLHER A CONDUTA COM BASE EM UM PRINCÍPIO
É, eu acho que já falei demais por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário